Médico Nutrólogo

A Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao Médico Nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.


Nutrologia Médica & Nutrologia Esportiva


1 - Nutrologia Médica

Conforme a Associação Brasileira de Nutrologia, nutrologia funcional, também chamada de nutrologia médica, é a especialidade da medicina que estuda, analisa e compreende o impacto dos nutrientes ingeridos no organismo.

Especialização que forma o profissional nutrólogo, a nutrologia pesquisa os benefícios e os malefícios dos nutrientes, buscando entender as necessidades orgânicas do ser humano.

Aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças. Com isso, é capaz de prever e corrigir manifestações de falta ou excesso de determinados nutrientes, preservando a saúde e o bem-estar do paciente.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao Médico Nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.


2 - Nutrologia Esportiva

A boa evolução de um atleta exige várias horas de treino em sua modalidade e muita disciplina também no preparo físico. Mas, para seguir em busca de resultados, é necessário ir além do exercício.

Um acompanhamento nutricional personalizado, meticuloso e assertivo é outro aspecto que estrutura a base de um atleta de elite. De forma semelhante, o esportista amador, cujo contingente cresce a cada dia, também busca as condições básicas ideais para obter melhor desempenho na atividade que pratica. Muitos são “atletas de academia” – praticantes de musculação ou crossfit, por exemplo –, disciplinados e conscientes da importância do corpo em equilíbrio nutricional.

Para atender profissionais e amadores ávidos por mais saúde e resistência física, o médico nutrologista do esporte é a pessoa certa. Esse especialista agrega conhecimentos de educação física e fisiologia esportiva, o que o torna apto a avaliar o estado nutricional do paciente e a elaborar um plano alimentar que atenda suas necessidades individuais, visando sempre favorecer a excelência de seu desempenho físico.

O nutrologista do esporte é responsável por criar uma rotina de alimentação equilibrada para o paciente, voltada ao tipo de atividade física praticada. Para isso, na hora de montar o plano alimentar ideal, leva em consideração a intensidade da prática, a frequência e o objetivo do atleta.

Com essas orientações, o nutrologista é capaz de garantir o aporte correto de nutrientes – carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais – necessários para que o organismo se mantenha saudável e consiga realizar todas as atividades necessárias em determinado exercício.

O profissional de nutrologia também atua para minimizar duas das maiores preocupações de qualquer atleta: a fadiga muscular e a indisposição física. Um acompanhamento nutricional com foco na ingestão equilibrada de nutrientes torna o organismo mais forte e saudável, capaz de atender ao alto gasto de energia metabólica e responder positivamente às exigências da rotina de treinos.


Esclarecer ao paciente:

  1. Doenças nutricionais envolvem desde condições mais simples, como anemia ferropriva e carência de vitamina A, até condições mais complexas, como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, vários tipos de câncer, anorexia nervosa, osteoporose, entre muitas outras.
  2. Quais são as substâncias benéficas e maléficas presentes nos alimentos, de modo que ele mesmo saiba fazer as suas escolhas alimentares para viver mais e melhor
  3. A ingestão do nutriente não assegura o seu aproveitamento pelo organismo
  4. A informação nutricional se torna fundamental para a diminuição de riscos de doenças e promoção da saúde e bem-estar
  5. O seu comportamento alimentar – como a distribuição dos alimentos ao longo do dia e intervalos entre as refeições – assim como suas escolhas alimentares, influenciam os mecanismos regulatórios endógenos

Cabe ao Médico Nutrólogo:
♦ Propor ao paciente mudanças de hábitos de vida, em particular de hábitos dietéticos, que possam contribuir para a prevenção e tratamento de doenças, e, naturalmente, evitar a recorrência de quadros previamente tratados;
♦ Enfatizar a necessidade de acompanhamento sistemático do estado nutricional através de uma avaliação periódica (check-up nutrológico) para permitir, inclusive, o diagnóstico precoce de possíveis desequilíbrios nutricionais;
♦  Contribuir continuamente com o estudo do papel dos nutrientes em todas as fases da vida em prol de uma longevidade saudável.
♦ Diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência nos dias de hoje como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, quando necessário;
♦ Identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as interrelações entre nutrientes-nutrientes, nutrientes-medicamentos e de mecanismos regulatórios orgânicos são complexas;


Proposta da Nutrologia:
Estabelecida a relação entre conhecimento e educação, sabemos que o verbo educar é originário do latim educare e quer dizer “extrair de dentro”. Segundo o filósofo Léon Denis, a “educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas, sim, de se trabalhar as potencialidades interiores do ser a fim de que floresçam”. E florescer, em termos de alimentação, é descobrir o prazer de se alimentar saudavelmente. Esta é a essência proposta pela Nutrologia.o e ansiedade.