Modulacao Hormonal Bioidentica

Hormônios Bioidênticos, são hormônios como todos os outros, porém ele é de origem vegetal, mas necessita ser sintetizado em um laboratório, portanto o mais correto é dizer que é um hormônio sintético de origem vegetal, ao contrário dos demais hormônios vendidos em farmácias comuns, que geralmente são extraídos da urina de equinos.

O fato de serem bioidênticos não quer dizer que não devemos ter os mesmos cuidados quando se administra qualquer hormônio, o mecanismo de ação é o mesmo.

Os hormônios bioidênticos que geralmente utilizamos são hormônios femininos (estrógenos e progesterona) e hormônio masculino (testosterona).

No caso dos hormônios femininos a principal indicação é na mulher que sofre de sintomas de menopausa, nesses casos, desde que não haja contra-indicação, a utilização de hormônios bioidênticos é de grande valia. Melhorando significativamente a qualidade de vida e os sintomas da paciente. Os hormônios femininos também podem ser usado em outras situações específicas.

No caso masculino, a principal indicação é quando o homem atinge a andropausa, quando ele não consegue mais produzir testosterona de maneira adequada para manter sua qualidade de vida, tudo documentado através de exames complementares.

Algumas correntes preconizam o uso da modulação hormonal bioidêntica como parte do tratamento da obesidade, caso os hormônios estejam em baixos níveis. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

O uso de hormônios em quem não necessita, além de causar malefícios a saúde, pode causar dependência química, isso vai depender da dose o do tempo que a pessoa fez uso. Se você já fez uso de hormônios por conta própria procure um médico.

Existem maneiras muito eficazes, através de um programa de atividade física, mudança nos hábitos de vida,  juntamente com a prescrição de fitoterápicos, aminoácidos, vitaminas e minerais específicos, aumentarmos naturalmente os hormônios benéficos do nosso corpo, isso de maneira 100% natural e sem nenhum risco de complicação. Para os pacientes que tem uma boa resposta diria que essa é a maneira mais saudável de modular nossos hormônios e retardar o início de uma necessidade clínica da utilização hormonal.

O melhor hormônio de todos é aquele produzido pelo nosso corpo, devemos estimular nosso corpo para que essa produção hormonal natural e em quantidade adequada perdure. 


Dr. Alessandro Garcia - Médico Nutrólogo & Ortomolecular
Copacabana, Rio de Janeiro, RJ