Acetil L Carnitina

A Acetil L-Carnitina ou ALC (como também é conhecida) é uma forma específica de carnitina que para além de ser mais eficiente que a carnitina normal, tem ainda a particularidade de otimizar a função cerebral.

A Acetil L-Carnitina protege o cérebro, retardando o seu envelhecimento, melhora a memória através de um aumento da capaciadade de concentração e ainda protege e trata demência senil.

Vários estudos comprovam melhoras em doentes de Alzheimer e com debilididade mental quando administrados com doses de 3 gramas diárias de Acetil L-Carnitina.

Esta quantidade de Acetil L-Carnitina é perfeitamente aceitável sem nenhum risco de intoxicação.

Alguns estudos que a testaram em animais demonstraram ainda que a Acetil L-Carnitina pode ter efeitos muito benéficos na prevenção de Parkinson.

Concluindo, podemos dizer que a suplementação com Acetil l - Carnitina apartir dos 40 anos pode ter um efeito protector do cérebro.

A ALC ou Acetil L-Carnitina é um nutriente produzido de forma natural pelo nosso organismo e tem como função o transporte de ácidos gordos na mitocondria. A mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares, sendo importante para a respiração celular.

Esta é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais são processadas e convertidas em energia na forma de ATP. Como a principal função da mitocôndria é a libertação de energia, esta verifica-se em maior quantidade nas células do sistema nervoso e no coração, pois estes são os órgãos que exigem mais energia.

Há estudos demonstram o efeito protetor do cérebro da Acetil L-Carnitina mediante os receptores sensíveis de glumato, que normalmente começa a diminuir os seus níveis com a idade. O glumato é um aminoácido que não chega apenas ao cérebro a partir da corrente sanguínea. O cérebro sintetiza-o a partir da glicose e de outros nutrientes. O glumato é o principal neurotransmissor excitatório no cérebro: quantidades mínimas deste podem desencadear potenciais de ação. Estes estudos comprovaram ainda que a acetil l-carnitina previne a formação de lipofucsina (pigmento) e melhoramentos na irrigação cerebral.

A ALC previne os danos cerebrais que ocorrem quando há falta de oxigênio nas células nervosas.
A medida que os anos passam, os níveis de Acetil L-Carnitina no cérebro diminuem, por isso para melhorar o seu funcionamento aconselha-se que tome suplementos de aAcetil l - Carnitina apartir dos 40 anos.

A Acetil L-Carnitina é também recomendada se necessitarmos de proteger a nossa função cerebral ou quando estamos com stress mental.
Quando queremos aumentar as nossas fontes de energia, a Acetil L-Carnitina é também útil, pois esta tem a grande vantagem de transformar a gordura em energia, o que ajuda a díminuir bastante os níveis de gordura nos triglicéridos do sangue.


Dr. Alessandro Garcia - Médico Nutrólogo & Ortomolecular
Copacabana, Rio de Janeiro - RJ